O verão se aproxima e, mais do que nunca, aumenta a necessidade de manter o corpo bem hidratado. Muitas pessoas acabam alterando a rotina de alimentação, comendo mais frutas da estação, sorvetes e picolés de todo o tipo, além, é claro, de não deixar de fora o consumo de bebidas geladas.
Mas o costume do bom e velho chimarrão dispensa estações!
Os produtos gelados são os favoritos da gurizada, mas o tradicional chimarrão segue entre os mais aproveitados pelos adultos. Mesmo sendo uma bebida quente, o valioso chima é rotina na vida de muitos brasileiros.
Seja por costumes da região ou de família, a cuia está presente na mão de pessoas nas praças e até na praia, fazendo muito sucesso entre a roda de amigos.
Tomar chimarrão é um hábito que parece difícil no calor, mas na verdade, o que muitos não sabem, é que ele promove bem-estar nos dias muito quentes! Existem vários benefícios no consumo do chima sob o sol quente. Vamos descobrir juntos?
Se tu é aquela pessoa que têm muitos episódios de pressão baixa durante as altas temperaturas, essa dica é pra ti!
A erva do chimarrão contém cafeína, o que naturalmente resulta em um aumento da pressão arterial. Lembrando que não é nada exagerado, já que estamos falando em um consumo normal e moderado da bebida! A cafeína também acelera o metabolismo reduzindo a fadiga, portanto, seu desempenho esportivo estará no melhor pique!
Isso mesmo que você leu! Alguns dos compostos da erva-mate atuam como estimulantes, aumentando o metabolismo e, assim, auxiliando na perda de peso.
O consumo do chimarrão traz diversos outros benefícios para a saúde. Sabe aquela retenção de líquidos chata? A erva-mate é diurética e te ajudará nessa jornada!
Além disso, não podemos deixar de lado que o chima diminui o colesterol, e possui propriedades anti-inflamatórias e terapêuticas.
A erva-mate possui efeito protetor contra a ação de radicais livres, sendo um efetivo meio de aumentar a defesa antioxidante do organismo. Em pessoas com diabetes, por exemplo, o uso da erva-mate pode reduzir o efeito negativo da doença na oxidação e captação de glicose no músculo. É incrível!
Tomar chimarrão é um hábito e com a chegada de dias mais quentes o costume chega a ser questionado. Há, claro, a opção do tereré, que também carrega tradição e é feito com água gelada.
A infusão da erva-mate em água gelada vem ganhando adeptos no Rio Grande do Sul. A bebida é mais popular em estados que fazem fronteira com o Paraguai, como o Mato Grosso.
Bebidas quentes ou frias? Qual forma você prefere tomar?
Compartilhe com os seus amigos!
Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
ACEITAR